20 de agosto de 2010

"Nada se cria, tudo se copia"

Hoje estava lendo D. Quixote quando me deparei com a seguinte nota de rodapé:

"Personagens da Odisséia de Homero. A ninfa Calipso apaixonou-se por Ulisses e o reteve por sete anos; e Circe transformou em porcos a tripulação de Ulisses."

Isso me soou familiar. Claro que fui pesquisar em fontes bastante confiáveis (wikipedia) mais sobre essas personagens. E, enquanto lia, algo me dizia que eu já tinha visto esse filme...
Filme! É isso! Sou só eu que acho isso ou a história da maldição de Davy Jones no Piratas do Caribe trata exatamente disso? (voltando à minha fonte super confiável descobri que essa lenda do Davy Jones é bem mais antiga que eu pensava)

E tudo isso me fez pensar em Maquiavel, que dizia que os homens deveriam aprender com os erros do passado e se espelharem nos bons exemplos dados, principalmente, pelos Antigos. E dizia isso baseado nos próprios: já dizia Cícero que historia magistra vitae, a História é mestra da vida. E eu, dois mil e cem anos depois de Cícero, citando Chacrinha no título do post, tento fazer o mesmo.

Ora veja, quanta pretensão a minha! Ah, mas se o Piratas do Caribe pode, por que eu não?


Um comentário:

  1. Calypso e Kraken são lendas antigas também, se não me engano.

    E eu admiro essa sua capacidade de fazer conexões mentais, se um dia eu tivesse feito essa conexão eu teria pensado um simples "nooofa, que massa" e continuado a ler :P

    (Nunca deixou de ser moda no oriente médio nem na escócia - pense nisso)

    ResponderExcluir